quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Tenho um grande orgulho de ter feito parte da Família PrEA



Meu nome é Ana Paula, tenho 17 anos, e conclui o Ensino Médio no ano passado. Fui aluna do Projeto Educação Aberta mais conhecido como( PrEA) desde o começo do ano de  2012.
Mas o que o projeto mudou na minha vida, afinal?  Uma das melhores coisas foi que eu aprendi a ter mais Responsabilidade com as minhas coisas. Foi aqui que eu tive a certeza sobre o curso que eu queria fazer, vendo meus Mestres dando aula e uma professora minha da escola eu percebi que o que eu queria estava muito próximo de mim e antes de tudo eu deveria fazer algo que eu gostasse, pois com isso eu estaria definindo minha futura profissão; Sempre gostei muito de esportes e desde criança jogava bola com meu pai, então optei pela Educação Física e futuramente se Deus quiser irei dar aulas;
Nesse curso preenchi as minhas noites de segunda a sexta e as tardes de sábado em que algumas eu ficava à toa, sem nenhuma ideia produtiva na cabeça, aqui tomei gosto pela leitura e atualmente leio muito mais que antes. No começo pensei ate em desistir do curso pela falta de tempo que estava tendo e pela correria de fazer trabalhos da escola e tarefas do curso, mas olhando a minha volta eu notei que se eu desistisse eu estaria jogando fora a oportunidade  de ter um futuro melhor. No curso não são apenas alunos de 17 anos, que cursam o terceiro ano, tem os que trabalham e mesmo cansados ainda vão para estudar, tem os que já terminaram o ensino médio já a alguma tempo, o projeto e excelente, pois da oportunidades também para as pessoas mais velhas. Vendo minha turma, a minha volta tinha mulheres que já tinha ate filhos, casadas  que trabalhavam o dia todo, cuidavam de casa e a noite ali tentando aprender. Eu pensando que estava difícil pra mim e os professores que acreditam e incentivam a gente eu vi neles o desejo e empenho de  fazer sempre o melhor,  tentando proporcionar  aulas diferenciadas das que eu tinha na escola, então levantei a cabeça e decide continuar mais um semestre. Como não atingi o numero de faltas estipuladas pelo projeto acabei tendo a oportunidade e o privilégio de ter minha vaga garantida para mais um semestre e em Agosto de 2012 vi o novo recomeço, estava determinada a continuar no projeto, comecei a estudar mais e dediquei mesmo a estudar, fiz minha inscrição no vestibular da UEG e comecei a ir para a biblioteca da UEG para estudar antes das aulas, depois subia para sala para ter as aulas do curso, os resultados vieram, passei na primeira fase do Vestibular e do SAS e  também vou tentar a UFG, minha dica para os novos PrEAZINHOS e que fiquem ligados nas datas do vestibular e façam as provas.  
Conheço bem o projeto e os colaboradores envolvidos e posso dizer que são profissionais que admiro, são tantas pessoas especiais envolvidas, que se preocupam com o ensino e que fazem esse projeto maravilhoso continuar a cada ano. Escrevendo um pouco sobre as experiências que tive no cursinho me veio tantas lembranças, foi um dos anos mais produtivos da minha vida. Lembrando de tudo o que vivi sinto uma saudade... Levo muita coisa daqui, aprendizados, nunca desistir das coisas mesmo sendo tão difíceis no começo, aprendi a correr atrás do que eu queria e que a vitória pode demorar mas ela chega. Levo momentos felizes, muitos sorrisos, novos amigos e muita vontade de lutar pelos meus sonhos e a certeza de que eu posso realiza - lós.
Além de conhecimento e experiência, fiz novas amizades e muitos amigos meus acabaram escolhendo pela área da Licenciatura também e temos a intenção de voltar para ajudar de alguma forma no projeto que só acontece por causa de pessoas que mesmo tendo muitas coisas a fazer se juntam e formam uma turma de voluntários com a intenção de passar aquilo que sabem e assim ensinar.
Vocês que estão tendo a oportunidade de fazer o cursinho como eu já tive deem valor, porque o que se aprendi aqui é para a vida toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário